Multidões atraem ladrões e você deve se prevenir

O Carnaval é uma festa que reúne grande quantidade de pessoas em um mesmo lugar. A maioria dessas pessoas quer apenas se divertir, mas há os que lá estão para se aproveitar da ocasião e ter um lucro fácil. Multidões atraem ladrões. Muita gente reunida facilita o anonimato e a fuga sem maiores problemas. Você pode ter sido roubado por quem ainda está ao seu lado e não tem como saber quem foi o autor.

É muito fácil crianças se perderem dos pais. Um descuido, um empurrão, e a criança desaparece. Desespero total.

Particularmente, procuro evitar situações de risco. Fiquei assustado em recente partida de futebol, quando vi crianças, muitas ainda de colo, sendo levadas pelos pais para assistir a uma partida onde o conflito era previsível.

Multidões atraem ladrões

Esta imagem, de J. Conde, mostra a praia em um dia de sol no verão carioca. No meio de tantos banhistas há quem esteja lá apenas para roubar:

multidões atraem ladrões - J. Conde

Para reduzir riscos  e problemas, aqui estão algumas dicas:

Se estiver com criança, coloque identificação em sua roupa, de preferência em vários lugares, com telefone de contato e nome dos pais.  Ensine-a  procurar um policial se  estiver perdida, não acompanhar estranhos, nem aceitar balas e guloseimas.

Chegando em um ambiente fechado, procure localizar as saídas de emergência, veja se as portas não estão trancadas com chaves e cadeados. Posicione-se junto a esta saída. Se faltar luz, memorize a distância que deve ser percorrida até conseguir sair do local.

Saques em Caixas Eletrônicos devem ser feitos em ambientes fechados, como lojas e shoppings, nunca em quiosques na rua, de preferência durante o dia. Saque uma quantia pequena e se posicione de forma  a não permitir uma visão clara de quanto foi sacado. Espalhe o dinheiro por vários bolsos, nunca em carteiras ou bolsas. Se perceber que há alguém muito próximo, interrompa o saque e espere uma outra oportunidade. Não esqueça o cartão na máquina eletrônica. Não aceite ajuda de estranhos caso não consiga realizar  operação e, muito menos, entregue seu cartão na mão daquele que se propõe a ajudar. O cartão devolvido pode não ser o seu e só mais tarde você se dará conta disso.