Melhor pagar bancos ou comprar comida?

Dezembro chegou e muitos brasileiros estão fazendo esta pergunta: Pago empréstimos, cheque especial e cartão de crédito ou compro alimentos para passar o mês?

A pergunta tem razão de ser porque em 2021 os aposentados receberam o décimo terceiro salário antecipadamente e dezembro está magro, sem o salário extra, com o agravante da inflação, cada vez mais elevada. Esta grande parcela da população, os aposentados e pensionistas, é responsável pelo sustento direto de sua família, como também por ajudar filhos, sobrinhos e netos, em grande parte desempregados ou ganhando muito pouco.  O mês começa e o dinheiro que deveria ser suficiente para pagar as despesas básicas, como luz, água, gás e até aluguel, mal dá para começar. Comida? Nem pensar!  

No meu canal do YouTube, o Almacarioca, já gravei alguns vídeos falando sobre como sair das dívidas, quais as melhores e piores escolhas, etc. Isso faz com que receba alguns comentários não só pelo YouTube, como pelo Instagram (@almacarioca.rio.br). Foram esses questionamentos que me motivaram a escrever este artigo, É a minha opinião pessoal. Cada um deve fazer o que achar melhor, considerando o atual momento e sua situação financeira.

O que fazer então?

Se o dinheiro da aposentadoria não é suficiente para pagar bancos e comprar alimentos, prefira este último. Não passe fome para satisfazer um segmento da economia que nada produz além de prestar serviços, quase sempre automatizados. A geração de empregos no setor bancário é cada dia menor.

Como me livrei das dívidas

Há dois anos eu vivia mergulhado em dívidas. Tudo que recebia não era suficiente para pagar os compromissos assumidos dentro do mês com bancos e financeiras. Hoje, dois anos depois, não devo mais nada. Segui as dicas que compartilho neste vídeo. Meu mentor foi Ben Zruel. Os videos estão aqui. Deu certo!

 

Como acabar com as dívidas – Náo pague suas dívidas – Ben Zruel

 

Inscreva-se no meu canal no YouTube e me siga no Instagram. Vamos trocar ideias. Juntos somos mais fortes. Estamos no mesmo barco.

Tudo ou nada – 4 passos para quitar as dívidas

Muitos municípios brasileiros dependem dos aposentados para sobreviver e movimentar a economia. Não há empregos para todos e o município praticamente não tem atividade produtiva para manter os serviços básicos. O comércio sobrevive vendendo hoje para receber no final do mês. Quando o INSS paga é uma festa na cidade.  Os aposentados ajudam a sustentar a economia de muitos municípios brasileiros.

Viva nós!